Senado aprova projeto de lei que regulamenta o Comércio Eletrônico no Brasil

30 Dezembro 2015

Recentemente o plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei do Senado n.º 281/2012, que inclui nova seção no Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/90) para regulamentar de maneira mais detalhada o comércio eletrônico no Brasil.

A regulamentação surge em momento oportuno, uma vez que cada vez mais o comércio eletrônico ganha espaço no Brasil. Em 2014 o setor movimentou aproximadamente R$ 36 bilhões e a expectativa para 2015 é que alcance a cifra de R$ 43 bilhões (fonte: E.Bit). Hoje, as regras relativas às compras realizadas eletronicamente ainda não são claras e os consumidores continuam a encontrar dificuldades para obter orientações sobre como proceder em caso de serem verificados problemas nessas transações.

Além de oferecer maior proteção ao consumidor, a regulamentação pretende reduzir a assimetria de informações, preservar a segurança nas transações, proteger a autodeterminação e assegurar a privacidade dos dados pessoais dos consumidores que utilizam os meios eletrônicos.

Com a nova regulamentação, por exemplo, serão ampliados os direitos de devolução de produtos e restringidas as propagandas abusivas.

No que diz respeito ao direito de arrependimento, a nova regulamentação mantém a regra de que o consumidor poderá desistir da contratação à distância no prazo de 7 dias, contados da aceitação da oferta ou do recebimento ou disponibilidade do produto ou serviço, o que ocorrer por último. A principal novidade está na facilitação do exercício do direito de arrependimento, por meio da imposição de obrigação ao fornecedor de divulgar os meios adequados e eficazes para o consumidor exercê-lo.

Ainda no caso de exercício do direito arrependimento, o fornecedor deverá adotar todas as providências cabíveis para fazer com que a transação não seja lançada na fatura do consumidor, seja efetivado o estorno do valor, caso a fatura já tenha sido emitida no momento da comunicação ou seja lançado crédito do respectivo valor pago na fatura seguinte, caso o preço já tenha sido total ou parcialmente pago. O descumprimento dessas regras acarreta ao fornecedor a obrigação de pagar em dobro o valor a ser devolvido.  

Em relação às propagandas abusivas, uma das novidades é o art. 44-F, que proíbe expressamente o envio de mensagens eletrônicas a pessoas que não possuam relação de consumo anterior com o fornecedor e não tenham manifestado consentimento prévio e expresso em recebê-las. Mesmo nos casos de relação de consumo prévia, ao consumidor deve ser dada a qualquer tempo a oportunidade de recusar o recebimento de tais mensagens.

Ainda, sites e aplicativos de compras coletivas deverão informar a quantidade mínima de consumidores para cumprimento do contrato, o prazo para utilização da oferta pelo consumidor e a identificação expressa do responsável pelo site e do fornecedor do produto ou serviço ofertado (nome, CNPJ, endereço, etc.).

Os descumprimentos das disposições relativas ao comércio eletrônico podem ensejar a aplicação de multa em valor adequado à gravidade da conduta e suficiente para inibir novas violações, sem prejuízo das sanções penais e administrativas cabíveis e da indenização por perdas e danos, patrimoniais e morais, ocasionados aos consumidores. O compartilhamento não autorizado de dados dos consumidores, por exemplo, implica no cometimento de crime, sujeitando o infrator à pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

O projeto de Lei do Senado n.º 281/2012 foi enviado à Câmara dos Deputados no último dia 04 de novembro, onde ainda aguarda análise por parte dos deputados.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços