Empresas obtêm na Justiça direito de pagar contribuição sobre Receita Bruta

Por: Paulo Cesar Butti Cardoso e Barbara Weg

10 Agosto 2018

Muitos contribuintes têm se socorrido ao Poder Judiciário para garantir seu direito de recolher contribuições previdenciárias sobre a Receita Bruta até o final de 2018.

Isso porque, por meio do art. 1º da Lei n.º 13.670/2018, o Governo Federal reestabeleceu a cobrança das contribuições sobre a folha de salários para diversos segmentos da economia, já a partir de setembro de 2018.

Conforme assentado pelo juiz federal, João Augusto Carneiro, da 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro, “tal inovação legal [Lei n.º 13.670/2018], por certo, fere o princípio da segurança jurídica, consistente na necessidade de proteção da confiança legítima que se espera dos atos públicos e da boa-fé do contribuinte”.

De fato, impor que as empresas alterem seu regime de recolhimento no meio no ano-calendário configura expressa e inadmissível afronta aos princípios da segurança jurídica e da anterioridade anual, na medida em que apenas o princípio da anterioridade nonagesimal fora respeitado.

Mencionada decisão constitui importante precedente para as empresas afetadas pelo disposto no art. 1º da Lei n.º 13.670/2018, as quais podem ter judicialmente declarado seu direito à manutenção do recolhimento das contribuições sobre a receita bruta, pelo menos até o término do ano-calendário 2018.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços