Brasil simplifica a Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros

30 Dezembro 2015

No último dia 2 de dezembro, o Brasil formalizou sua adesão à Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, também chamada de “Convenção da Apostila”. Essa Convenção foi celebrada em Haia, em 5 de outubro de 1961, sendo aplicável a diversos países com que o Brasil mantém relações comerciais (China, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Uruguai, Reino Unido, países da União Europeia, entre outros).

 

A Convenção da Apostila tem por finalidade reduzir a burocracia necessária para a utilização de documentos estrangeiros e, reciprocamente, para a utilização de documentos brasileiros nos demais países signatários.

 

Atualmente, para que documentos estrangeiros produzam efeitos no Brasil, é exigida a sua legalização no consulado brasileiro ou em agentes diplomáticos no país que emitiu o documento. Isso normalmente implica o reconhecimento de firma do signatário do documento por um notário público, mais o procedimento de reconhecimento da firma do próprio notário pelo consulado ou agente diplomático, além de tradução juramentada e do registro em cartório de títulos e documentos uma vez que o documento esteja no Brasil.

 

Com a aplicação da Convenção da Apostila, será suprimida a necessidade de legalização consular de documentos públicos estrangeiros, entre os quais as declarações oficiais, tais como menções de registo, vistos para determinar datas e reconhecimento de assinaturas, inseridos em atos de natureza privada.

 

Em substituição à legalização consular, bastará anexar ao documento a chamada “Apostila da Haia”, assinada pela autoridade competente do país no qual o documento foi emitido, o que fará com que o documento seja válido em todos os demais Estados signatários da Convenção da Apostila.

 

As autoridades competentes para emissão da Apostila de Haia são designadas pelo governo dos países signatários, geralmente em número maior do que os consulados, o que se espera possa reduzir o tempo de espera para validação de documentos estrangeiros. A padronização decorrente da utilização de um mesmo instrumento de legalização também ajuda a reduzir os custos com a sua emissão. E o procedimento poderá ficar mais simples e seguro caso o Brasil venha a adotar o procedimento de apostilamento digital, chamado de “e-Apostille”.

 

A Convenção da Apostila passará a ser aplicável ao Brasil, no âmbito externo, a partir de 16 de agosto de 2016 e valerá para todos os países que não manifestarem objeção à adesão brasileira. No âmbito interno, as novas regras devem passar a valer na mesma data, o que depende, entretanto, da emissão do decreto de promulgação pela Presidente da República.

 

A adesão brasileira à Convenção da Apostila fará com que providências como a abertura de empresas por estrangeiros e a participação de investidores estrangeiros em assembleias gerais de sociedades nacionais, por exemplo, tendam a se tornar menos burocráticas do que são hoje.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços