Alterações em matéria de arbitragem

Por: Rogério Carmona Bianco, Fábio Floriano Melo Martins e Luis Henrique Silva Bomfim Junior

03 Julho 2015

Lei n.º 13.129/15: alterações na Lei de Arbitragem e na Lei de Sociedades Anônimas

 

No último dia 26 de maio de 2015, o presidente em exercício, Michel Temer, sancionou a Lei n.º 13.129/15, que altera e complementa dispositivos da lei de arbitragem, n.º 9.307/96, e de sociedades anônimas, n.º 6.404/76. A nova lei tem por objetivo consolidar posicionamentos defendidos pela doutrina e pelos Tribunais brasileiros ao longo dos últimos anos.

 

Lei n.º 13.129/15 traz, por exemplo, dispositivo sobre a arbitrabilidade dos conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis que envolvam a Administração Pública, com a determinação de que a arbitragem será sempre de direito, em atendimento ao princípio constitucional administrativo da legalidade, e respeitará o princípio da publicidade.

 

Também refletindo entendimento acolhido pela doutrina e pela jurisprudência, dispõe a nova lei sobre a possibilidade de os árbitros proferirem sentenças parciais, prevendo, ainda, a demanda judicial de declaração de nulidade da sentença arbitral parcial.

 

A Lei n.º 13.129/15 trata expressamente do reconhecido direito das partes de recorrerem ao Poder Judiciário, antes da instituição da arbitragem, para concessão de medidas de urgência, que serão objeto de posterior reapreciação pelos árbitros.

 

A lei busca reforçar o sistema de cooperação entre o Poder Judiciário e a arbitragem com a criação do instrumento da carta arbitral, expedida pelo árbitro em solicitação do cumprimento de providências ao Poder Judiciário.

 

Outrossim, a Lei 13.129/15 altera a Lei de Sociedades Anônimas para disciplinar a cláusula arbitral estatutária e estabelecer a vinculação dos acionistas à convenção de arbitragem inserida no estatuto social da companhia. Por outro lado, prevê o direito de retirada do acionista dissidente mediante o reembolso do valor de suas ações.

 

Nos termos do artigo 136-A, incluído pela nova lei, o direito de retirada não será aplicável caso (i) “a inclusão da convenção de arbitragem no estatuto social represente condição para que os valores mobiliários de emissão da companhia sejam admitidos à negociação em segmento de listagem de bolsa de valores ou de mercado de balcão organizado que exija dispersão acionária mínima de 25% (vinte e cinco por cento) das ações de cada espécie ou classe”, e caso (ii) “a inclusão da convenção de arbitragem seja efetuada no estatuto social de companhia aberta cujas ações sejam dotadas de liquidez e dispersão no mercado”.

 

Os dispositivos da Lei 13.129/15 que dispõem sobre a pactuação de cláusula compromissória em contratos (i) concluídos por adesão, (ii) de consumo e (iii) de trabalho foram objeto de veto presidencial.

 

A Lei n.º 13.129/15 entrará em vigor após 60 (sessenta) dias de sua publicação oficial.

Notícias relacionadas

Carreira

Huck Otranto Camargo atua nas principais áreas do Direito, com ênfase em contencioso e arbitragem, societário, contratual, tributário, imobiliário, trabalhista, entretenimento, mídia, tecnologia, internet e esportes, propriedade intelectual, família e sucessões, recuperações judiciais e falências e direito administrativo.

Sob modelo próprio de gestão, o escritório apresenta um plano de carreira original e sintonizado com o espírito empreendedor dos sócios, desde seu ingresso no escritório.

Os estagiários são tratados como potenciais sócios. Seu treinamento visa envolvê-los progressivamente em todas as etapas de um caso, desde as pesquisas até a definição e execução da estratégia mais adequada. A organização das equipes e dos setores permite que os estagiários tenham contato com advogados de outras áreas, possibilitando a eles identificar a área de seu maior interesse. O objetivo é oferecer a todos a oportunidade de aprendizado intenso, de forma a complementar seus estudos universitários e prepará-los profissionalmente para novos desafios e responsabilidades.

Carreira

Áreas de interesse

| 0k

Mensagem enviada!

Endereços

São Paulo | SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1744
6º andar - 01451 910
+55 11 3038 1000

Ver no Google Maps

Brasília | DF

SHS, Quadra 06 – Complexo Brasil XXI
Bloco C – Salas 506/507 - 70322-915
+55 61 3039 8430

Ver no Google Maps

Endereços

Endereços